O guia completo do Palácio Real em Madrid
O Palácio Real de Madrid é um dos monumentos mais visitados da Espanha. Recomendamos que você o visite durante sua estada em Madrid. Aqui está um guia com algumas dicas práticas para uma experiência única e inesquecível nesse magnífico palácio.
Organize sua estadia em Madrid e planeje uma visita ao Palácio Real
O Palácio Real de Madrid é um dos monumentos imperdíveis em suas férias na capital espanhola. Rico em história, ele o surpreenderá com seus magníficos cômodos e rica decoração. Faça uma visita guiada ao Palácio Real, onde você descobrirá uma coleção impressionante que inclui relógios, pinturas de artistas famosos, tapeçarias, joias reais, a coroa real e até mesmo uma coleção muito rara de violinos Stradivarius que é única no mundo.
A história do Palácio Real em Madrid
A história do Palácio Real de Madrid começa durante o reinado do Emir Mohamed Iᵉʳ (século 9) e continua com os reis da Espanha.
Este último optou por construir uma fortaleza na cidade de Madrid para proteger a antiga capital espanhola, Toledo, do avanço dos cristãos. Foi somente no século XIV que os reis de Castela construíram o primeiro Alcázar, conhecido como Antiguo Alcázar, e foi Carlos Iᵉʳ da Espanha e seu filho Felipe II que realizaram essa transformação, transformando as ruínas na residência dos reis.
Em 1734, um incêndio destruiu o Alcázar, e foi Filipe V quem supervisionou a construção de um novo palácio sobre as ruínas dos dois anteriores. Ele nomeou Filippo Juvara para construí-lo, mas Juvara morreu logo após o início da construção, e foi seu discípulo Juan Bautista Sachetti que concluiu a obra em 1738, sete anos após o início dos trabalhos.
O primeiro rei a residir no palácio real foi Carlos III, que também foi o primeiro a decorá-lo. As maiores mudanças na decoração foram feitas por seu sucessor, Carlos IV, que equipou o Salão dos Espelhos. Estudos demonstraram que o Palácio Real de Madrid foi inspirado na organização do Louvre em Paris, projetado por Bernini. Ambas as estruturas apresentam um pátio quadrado, uma galeria e a fachada principal do palácio com vista para a Plaza de Armas.
O que você pode ver no Palácio Real em Madrid?
Para que você tenha uma ideia de como é visitar o Palácio Real em Madrid, aqui está uma visão detalhada dos lugares mais importantes para visitar na residência oficial dos reis da Espanha.
A praça do arsenal
A Plaça de l’Armurerie separa o palácio real da catedral de Almuneda e é um local ideal para tirar fotos do palácio real, além de ser a partir dela que você pode entrar no palácio e começar sua visita. Para formaturas militares e outros eventos, a praça em frente ao Arsenal não é acessível para permitir que o evento ocorra sem problemas. Se estiver visitando o Palácio Real em Madrid, recomendamos que comece sua visita nessa praça e absorva a sublime decoração real.
A escadaria principal do Palácio Real em Madrid
Projetado para ter um degrau gracioso e harmonioso, isso é possível graças ao espaço estreito entre cada degrau, tornando-o muito fácil e agradável de usar. Cada degrau é esculpido em uma única peça de mármore espanhol, com 5 metros de comprimento. Ao atravessar, reserve um tempo para observar a magnífica abóbada e suas pinturas que retratam a monarquia espanhola do século XVIII. Você encontrará várias esculturas representando a realeza, incluindo dois leões que simbolizam o poder e a Espanha.
Quarto de Carlos III ou Mattia Gasparini
O quarto de Carlos III é decorado no estilo rococó do chão ao teto. Muito em voga na época de Carlos III, esse estilo alegre representa a beleza da natureza e da arte oriental. A decoração, que foi muito difícil de ser colocada em prática, foi concluída quase 50 anos após o pedido ter sido feito. O piso é decorado com marchetaria de mármore representando plantas, assim como os assentos e as paredes. O quarto de Carlos III é um dos mais prestigiados do palácio real, com um interior ricamente decorado e um dos relógios mais importantes (o relógio do pastor) do palácio real.
A Capela Real do Palácio Real em Madrid
A capela do Palácio Real de Madrid é um dos cômodos mais impressionantes do edifício, uma verdadeira joia com detalhes e significados luxuosos. Para aproveitar ao máximo essa sala, recomendamos que você passe alguns minutos observando os detalhes da magnífica cúpula.
Salão Stradivarius
Essa sala é uma das mais aguardadas no Palácio Real de Madrid. Os instrumentos Stadivarius estão em exibição: dois violinos, uma viola e um violoncelo. Esses quatro instrumentos foram adquiridos pela corte em 1775 e eram usados regularmente em concertos e ainda são usados em eventos exclusivos no Palácio Real de Madrid. Esse salão é muito apreciado pelos amantes da música em todo o mundo, tanto por sua decoração quanto pelos instrumentos em exposição.
La salle du Trône du palais royal de Madrid
C’est dans une grande salle aux murs de velours rouges et à la décoration somptueuse que se tient le trône du roi. C’est en 1772 que cette salle fut achevée et la décoration est restée intacte jusqu’à nos jours. Chaque élément décoratif sont des allégories qui symbolisent la monarchie espagnole. Il est intéressant d’être accompagné d’un guide pour pouvoir apprendre sur la signification de chaque élément de cette pièce magistrale.
O arsenal e a cozinha real
Não é possível visitar o palácio em sua totalidade (mais de 3.000 cômodos), mas você pode visitar o impressionante arsenal real e a cozinha do palácio real. O arsenal está localizado no final do pátio principal do palácio real, à direita quando você olha para a catedral de Almuneda. Para as cozinhas, recomendamos que você pergunte à equipe do palácio real se elas estarão abertas no dia de sua visita.
Os jardins do palácio, o campo del moro e o jardim Sabatini
O Palácio Real de Madrid tem dois jardins que recomendamos que você visite: o Campo del Moro e o Jardim Sabatini. Era lá que o rei costumava descansar e também gostava de ir ao parque do Retiro.
Visite o Palácio Real de Madri com um guia que fala português
O Palácio Real de Madrid é um dos mais belos palácios da Europa e um dos palácios que mais reis e culturas viveram dentro de suas paredes. Visitá-lo com um guia historiador o ajudará a entender as obras de arte e o significado das alegorias do palácio. Uma das grandes vantagens de visitar o Palácio Real de Madrid com um guia que fala português é que você pode passar mais tempo nos cômodos, apreciando-os. Você aprenderá como o rei usava pintores e artistas para mostrar sua superioridade e poder. O passeio pelo palácio com um guia dura quase duas horas e é muito abrangente e cheio de explicações, o que o torna uma experiência imbatível.
Assista à troca da guarda no Palácio Real em Madrid
A Troca da Guarda no Palácio Real de Madrid ocorre às quartas-feiras e aos sábados todas as semanas (exceto em cerimônias oficiais ou em caso de mau tempo). Você pode assistir à cerimônia de troca da guarda toda primeira quarta-feira do mês (exceto em janeiro, agosto e setembro).
Tipo de Troca | Dia | Hora | Local |
---|---|---|---|
Troca semanal | Quarta-feira e sábado | 11h às 14h (10h às 12h em julho e agosto) | Em frente à Puerta del Príncipe (rua Bailén) |
Troca solene | Primeira quarta-feira de cada mês (exceto janeiro, agosto e setembro) | Meio-dia | Plaza de la Armería, acesso pela Puerta de Santiago (rua Bailén) |
Mais detalhes sobre como participar da Troca da Guarda no Palácio Real de Madrid
- Troca semanal: Os guardas fazem a troca a cada trinta minutos, acompanhados pela batida de um tambor.
- Troca solene: precedida por um concerto da Unidade de Banda, essa cerimônia envolve cerca de 400 soldados e 100 cavalos, e dura cerca de 50 minutos.
É aconselhável chegar pelo menos 30 minutos antes do início da cerimônia para garantir um bom lugar. Para completar essa atividade, recomendamos uma visita à Catedral de Almudena e sua cripta.
Visite o Palácio Real de Madrid com sua empresa ou durante uma excursão escolar
Se estiver planejando visitar Madrid com sua empresa como parte de um seminário, atividade de formação de equipe ou viagem corporativa, podemos oferecer um pacote “chave na mão” para visitar Madrid.
Trabalhamos com parceiros de qualidade que oferecem serviços de primeira linha para atender às suas necessidades e proporcionar uma experiência à altura. Recebemos regularmente grupos escolares em viagens a Madri e temos o prazer de organizar visitas ao Palácio Real.
As explicações dos nossos guias refletem os objetivos educacionais da nossa equipe de professores. Desenvolvemos visitas para captar a atenção dos alunos e oferecer a eles um valor agregado real para que sua estadia seja a mais proveitosa possível.
Mais informações sobre como visitar o Palácio Real em Madrid
Entrada para o Palácio Real de Madrid (ingresso válido por um dia).
- Preço para adultos: 14€.
- Preço reduzido (para menores de 16 anos, famílias numerosas, maiores de 65 anos e estudantes): 8€.
- Grátis para crianças menores de 5 anos.
Horário de funcionamento do Palácio Real em Madrid.
- De segunda a domingo, das 10h às 18h, entre outubro e março.
- De segunda a domingo, das 10h às 20h, entre abril e setembro.
- O palácio fecha às 15h nos feriados públicos.
Endereço do palácio: Calle de Bailén, você pode chegar lá de metrô, descendo na estação Opera nas linhas 5 e 2.
A passagem de metrô não custará mais do que 2 euros e, se você usar um cartão, será mais barato.
Se quiser dar uma olhada na Plaza Espana antes de ir ao Palácio Real, recomendamos que desça na estação Plaza de Espana, nas linhas 10 e 3.
Fontes https://www.defensa.gob.es/guardiareal/Menu/Actividades/paradas/Relevo_solemne/
https://www.esmadrid.com/fr/agenda/releve-de-la-garde-du-palais-royal