Visite o Parque do Retiro em Madrid. O que ver e fazer
Um verdadeiro pulmão verde, o Parque del Retiro é um espaço verde semelhante ao famoso Central Park de Nova York. Situado não muito longe do Paseo del Prado e da Puerta del Sol, recomendamos que você o visite durante sua estada em Madrid.
Esse refúgio de paz no coração da capital lhe proporcionará uma mudança de cenário com suas muitas fontes, jardins, esculturas e lago central, onde você pode fazer um passeio de barco.
Horário de funcionamento do Parque do Retiro em Madrid
Primavera/Verão (abril a setembro): das 6h à meia-noite
Outono-inverno (outubro a março): das 6h às 22h
ATENÇÃO: Em caso de condições climáticas adversas ou inspeções após chuva ou vento fortes, o parque poderá ser temporariamente fechado sem aviso prévio. Consulte as placas na entrada para obter mais informações.
Preços para o Parque do Retiro em Madrid
A entrada no Parque do Retiro, em Madrid, é gratuita para todos os visitantes. Você não precisará de ingressos para o Parque do Retiro.
A história do Parque do Retiro
Chamado de Parque del Retiro pelo povo de Madrid, recebeu esse nome porque já foi o retiro espiritual dos reis da Espanha.
O Palacio del Buen Retiro foi construído como uma residência secundária para o rei e sua corte.
Os jardins, que já foram um local de entretenimento e lazer para a realeza, são agora o parque que conhecemos hoje.
Área do Parque do Retiro em Madrid
Criado entre 1630 e 1640, o parque del Retiro abrange mais de 125 hectares. O parque El Retiro contém mais de 15.000 árvores, além de várias fontes, esculturas e jardins. Antes reservado para o rei e sua corte, foi finalmente aberto ao público em 1868.
Como faço para chegar ao Parque do Retiro?
O Parque do Retiro de Madrid é acessível pela linha 2 do metrô, bem como pelas seguintes rotas de ônibus: 1,2,9,15,19,20,26,51,52,61,63,74,146,152,C1.
Se estiver usando o metrô, desça na estação Banco de Espana, no início do Paseo Del Prado, e continue até a Puerta de Alcalá. Você também pode descer na estação Retiro.
Visita guiada ao Parque do Retiro
Descubra o Parque do Retiro em nossa visita guiada. Acompanhado por um guia de língua portuguesa especializado em Madrid, você desfrutará de uma experiência única e inesquecível.
Mergulhe no coração de uma das joias de Madrid, onde a história, a natureza e a cultura se encontram em harmonia. Nossos guias especializados revelarão os segredos ocultos do parque, desde os jardins exuberantes até os monumentos emblemáticos. Reserve sua visita guiada ao Parque do Retiro agora mesmo entrando em contato conosco pela guia contato.
Os palácios do parque del buen Retiro
O Parque del Retiro abriga vários edifícios arquitetonicamente notáveis. Os dois palácios mais conhecidos são o Palacio de Cristal e o grandioso Palacio de Velázquez. Embora muito diferentes, ambos são imperdíveis no Parque del Retiro, quer você esteja procurando um refúgio cultural ou apenas um passeio.
Ambos os palácios são de propriedade do Museu Reina Sofia. Para obter mais informações sobre exposições temporárias, dê uma olhada em nosso guia completo do Museu Reina Sofia.
O Palácio de Cristal no Parque do Retiro
O Crystal Palace é obra do arquiteto Ricardo Velázquez. Foi originalmente construído para abrigar uma exposição das ilhas Filipinas, daí seu uso inicial como estufa.
Atualmente, ele recebe regularmente exposições do Museu de Arte Contemporânea Reina Sofia. Um espaço de exposição e uma obra de arte por si só, é muito popular entre os turistas, pois capta a luz perfeitamente para fotos excelentes em um ambiente único.
Com sua cúpula de 22 metros de altura, o palácio tem vista para um pequeno lago.
Observe, entretanto, que o palácio não tem o mesmo horário de funcionamento do parque. Durante a alta temporada, ou seja, de abril a setembro, ele abre às 10h e fecha às 22h; durante o resto do ano, ele fecha às 18h.
Entrada para o Palácio de Cristal no Parque do Retiro, em Madrid
A visita ao Palácio de Cristal no Parque do Retiro é gratuita.
O Grande Palácio de Velázquez
O grande Palacio de Velázquez é semelhante ao Palacio de Cristal, pois foi construído pelo mesmo arquiteto, inspirado na mesma obra e inicialmente usado para o mesmo propósito. No entanto, ele foi construído um pouco antes, entre 1881 e 1883, para abrigar a Exposição Nacional de Mineração.
Sua estrutura também é feita de vidro e ferro, com uma alta cúpula, mas se distingue por seus muitos pilares de tijolos e sua decoração de barro da Fábrica Real de Moncloa.
O palácio fica aberto de abril a setembro, das 10h às 22h, de novembro a março, das 10h às 18h e, finalmente, em outubro, das 10h às 19h.
Palacio del buen Retiro - Casón du buen retiro
Outrora o salão de baile da corte de Felipe IV, esse edifício é um dos poucos vestígios remanescentes do Parque do Retiro. O edifício passou por extensas reformas para ampliar o salão e restaurar o afresco na abóbada de Giordano. No passado, o salão abrigava muitas obras do Museu do Prado. Hoje, o edifício abriga o Centro de Estudos do Museu do Prado, dedicado à pesquisa e ao treinamento de especialistas em arte.
Ele também abriga vários departamentos pertencentes ao Prado, incluindo os arquivos do museu, seu centro de documentação e conservação e sua biblioteca.
O edifício contém um grande número de obras sobre pinturas, esculturas e desenhos da Idade Média até o século XIX.
Como o prédio agora abriga um centro de treinamento e obras valiosas, ele não está mais aberto ao público, mas ainda é possível admirar sua bela fachada em estilo barroco.
Passeio de barco no lago do Parque do Retiro
Construído entre 1634 e 1636, costumava ser um local onde se podia ver o rei e sua corte desfrutando de um passeio na água ou de shows aquáticos e musicais, pois havia uma pequena ilha em seu centro. Hoje, ela foi submersa pelas águas.
Uma pequena anedota: em 1964, o lago foi usado como cenário para o filme Le monde fabuleux du cirque (O mundo fabuloso do circo), que contou com John Wayne entre seu famoso elenco.
Você pode alugar um barco a remo ou um barco solar nesse lago artificial para aproveitar o sol e fazer uma caminhada na água. Uma verdadeira atração no Parque do Retiro, aconselhamos que você venha assim que o lago abrir para desfrutar de um passeio de barco.
O jardim de rosas no Parque do Retiro
O jardim de rosas do Parque do Retiro foi projetado por Cecilio Rodriguez em 1915. Ele contém mais de 4.000 roseiras, a maioria das quais floresce em maio e junho. É um lugar tranquilo que despertará seus sentidos com os muitos aromas das flores que o cercam.